terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Colaboração X Internet 2.0

COLABORAÇÃO

Cool e Solé realizaram estudos não só a respeito
do perfil do professor e dos métodos de ensino, como também da organização social das
atividades em sala. Possibilitando assim, a compreensão sobre os impactos causados pelas relações de colaboração, cooperação e competitividade.
A interdependência dos indivíduos nos processos de socialização traduzem
três níveis de estruturas sociais, cooperativa, competitiva e individualista. Os envolvidos no cooperativismo, só alcançaram seus objetivos se os demais atingirem os seus, pois os resultados desejados por cada um, deverão ser iguais para todos. Ao contrário disso, na competitiva, o indivíduo só alcançará sua meta se os outros não alcançarem, ou seja, eles buscam objetivos que só serão vantajosos pra si, e desvantajosos para os demais.
Diferentemente destas, na individualista os objetivos de cada membro não possui
relação com os demais. Alcançar ou não suas metas não interfere nas metas dos demais.
Dentre elas, destacou-se a organização cooperativa, no que se refere ao rendimento e produtividade dos participantes, não só no grau de igualdade como de mutualidade. Já as relações de colaboração se mostraram superiores em comparação com as relações tutoriais e cooperativas, respectivamente. Dessa forma, a aprendizagem colaborativa pode suscitar interações mais ricas e intensas entre os membros de um grupo.
Esta estrutura convém melhor ao perfil dos mais jovens, aos que são menos
autônomos, que ainda não adquiriram suficiente maturidade cognitiva e que ainda
possuem um repertório limitado de estratégias de aprendizagens. Para se obter melhores resultados ao utilizar essas estruturas de aprendizagem, os autores
ressaltam que a escolha entre uma proposta cooperativa ou colaborativa para que se
desenvolva as habilidades de colaboração , a maturidade e autonomia do aluno diante de situações de aprendizagem específicas, bem como sua capacidade de se engajar
voluntariamente em processos que combinem o trabalho individual e coletivo.
A colaboração valoriza uma interdependência de grupo com características
associativas. O que importa aos membros do grupo é juntar suas idéias, compartilhar
suas realizações e encontrar, junto ao grupo inspiração, suporte e apoio.
Os ambientes virtuais de aprendizagem são, portanto, sistemas concebidos
para dar suporte, de forma eficaz, a alunos que possam e queiram aprender de forma
colaborativa.